Pages

15 abril 2012

Soneca boa

Você sabia que tirar aquela soneca depois do almoço deixa a pessoa mais disposta e melhora a produtividade? De acordo com Flavio Henrique de Rezende Costa, neurologista e professor de medicina da Estácio de Sá, dormir depois da refeição aumenta o estado de alerta, a criatividade, além de reduzir o estresse. “Estudos mostram que um cochilo melhora a capacidade de absorver novas informações. Não se trata de preguiça. A soneca, nas primeiras horas da tarde, libera o cortisol no organismo. Com isso, ocorre uma melhora no metabolismo e na função do cérebro, o que deixa a pessoa mais atenta“, explica o neurologista.

O efeito do cortisol permanece durante três horas no organismo. “Por estar mais bem disposta, a pessoa lida melhor com o estresse”, avalia Costa. Outro benefício é melhorar a capacidade de memória: “O cortisol é um ativador de redes neurais, portanto, além de melhorar a capacidade de memória, irá também ajudar na atenção e na absorção de novas informações”, assegura o especialista, completando: “Determinado tipo de informação é gerado durante o mecanismo do sono, por isso, é recomendado um bom sono para aprender uma nova tarefa nova do trabalho, por exemplo. Isso é consolidado durante este processo.”

Apenas 15 minutos são suficientes para tirar todos esses proveitos, segundo o médico. A prática deve ser considerada em empresas que exigem criatividade e habilidade de seus funcionários. “É uma vantagem para a empresa estimular este cochilo, principalmente para funcionários que precisam ser mais criativos ou realizam tarefas motoras,” orienta Costa, dizendo ainda que a soneca potencializa a sensação de bem estar.

Para quem está achando que este descanso irá prejudicar o sono da noite, o especialista diz que não atrapalha em nada. “Pelo contrário! Os estudos mostram apenas benefícios que intensificam a função do cortisol. Já aquele soninho no final da tarde não traz nenhuma vantagem e esse sim pode atrapalhar o sono da noite”, finaliza.

0 comentários: