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03 abril 2012

Pular corda emagrece até 4 kgs em 15 dias

Pular corda emagrece, e muito! o treino acelera a queima de calorias, seca as gordurinhas, modela as curvas e ainda deixa braços, barriga, pernas e bumbum bem durinhos. Prepare-se e elimine 4 kgs em 15 dias.

Pular corda durante 30 minutos elimina 400 calorias. Emagrece ou não?
Pular corda emagrece, sim! Esta é uma das atividades aeróbicas mais completas e eficientes para afinar a silhuetatonificar os músculos e combater o estresse. "É um treino que desenvolve agilidade, ritmo, equilíbrio, impulsão, coordenação motora e força muscular", explica o fisiologista e personal trainer Fábio Bernardo (SP).

Além de fácil e gostosa de praticar, a modalidade proporciona resultados surpreendentes em pouquíssimo tempo. "Meia hora elimina até 400 calorias, que varia de acordo com o metabolismo e o peso corporal de cada pessoa", afirma Alexandro Almeidapersonal trainer da Fórmula Academia (SP). Isso significa que 30 minutos diários de movimento durante 15 dias enxugam cerca de 4 kg. Ao final de um mês, são até 8 kg a menos em cima da balança. Não é sensacional? Isso é possível porque pular corda queima mais energia do que caminhar, pedalar ou correr, uma vez que exige um esforço corporal bem maior.

Mais cordas, menos celulite

Embora priorize os músculos das pernasbumbum e abdome, essa aula ainda traz benefícios para coração e pulmão, que ficam mais fortalecidos graças à estimulação do sistema cardiorrespiratório. Pulando você também pode se livrar da indesejável celulite. "O sobe-e-desce sem parar e o impacto estimulam a circulação e o suor,eliminando as toxinas e amenizando o problema", garante Fábio Bernardo.
Isso sem falar que dá para se divertir e diversificar bastante a brincadeira saltando para frente, para trás, com os dois pés, com um só... Os exercícios podem ser bem dinâmicos, mas para aguentar o pique é preciso ter ritmo e fôlego. "Acorda dá um ótimo condicionamento físico. Não é à toa que é utilizada em treinamentos de atletas, principalmente boxeadores e praticantes de artes marciais, conferindo mais resistência", diz Alexandro.

Comece a se exercitar com calma

As sedentárias e aquelas que há um bom tempo pararam de mexer o corpo devem ir devagar e seguir algumas regras básicas, antes de sair dando pulinhos. No início, o ideal é dedicar-se à atividade por apenas 10 minutos e completar meia hora com outra atividade mais leve, como a caminhada.
Há também quem sofra com falta de coordenação motora ao lidar com o acessório pela primeira vez. Nesse caso, o indicado é não pular a corda literalmente e, sim, girá-la ao lado do corpo como se estivesse batendo-a para alguém pular. Só que quem salta é você cada vez que ela passa pelo chão. A alternativa oferece mais segurança para quem está começando. Outra dica é dar saltos baixinhos, distantes do chão apenas o suficiente para que o cordão passe por baixo dos pés. "Iniciantes tendem a pular muito alto ou exagerar nos movimentos de braços e acabam se machucando, cansando muito e desistindo logo", alerta Alexandro. Portanto, tenha cautela e siga em frente. Você só tem a ganhar!

Atenção aos cuidados com o equipamento

Como a corda é um exercício de alto impacto, observe alguns cuidados importantes para garantir ótimos resultados:
Equipamento
Antes de comprar a corda, meça o comprimento e verifique se é proporcional à sua altura. Em pé, pise sobre ela e segure as extremidades. Elas devem alcançar sua cintura.
Material
As melhores cordas são feitas de plástico, couro e vinil. As de náilon ou sisal são muito leves e, por isso, não recomendadas.
Local
Cimento, mármore ou asfalto pedem tênis com bons amortecedores. Prefira pisos emborrachados ou gramados. Quando estiver em lugares fechados, veja se tem boa ventilação e observe a altura do teto para evitar acidentes.
Hidratação
Pular é um exercício aeróbico e como tal pode desidratar o organismo. Portanto, tenha uma garrafinha de água sempre à mão.
Alongamento
Antes e depois da aula é essencial alongar-se para evitar lesões e dores. Faça cinco minutos de um estica-e-puxa básico, trabalhando todos os músculos do corpo.
Contraindicações
Quem está muito acima do peso deve evitar essa prática, pois o impacto pode machucar as articulações.
O mesmo serve para quem já apresenta lesões nos joelhos ou tornozelos.
O passo a passo dos pulinhos.

Confira a série de exercícios que deve ser feita por meia hora diária, com intervalo de um minuto para descansar.
Acompanhe a série e perca até 8 quilos em 1 mês
1. Pule tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo. Repita 40 vezes.
2. Pule alternando as pernas e levantando os joelhos de maneira que forme um ângulo de 90 graus. Repita 60 vezes.
3. Pule alternando os pés. Na hora de aterrissar, dê um chute para frente. Salte 60 vezes.
4. Salte com uma perna só e depois com a outra. Faça 30 vezes de cada lado.
5. Salte alternadamente, elevando os pés para trás e tentando encostar o calcanhar no bumbum. Dê 60 pulos.
6. Salte alternando os pés e apoiando um de cada vez no chão, sem quicar. A perna faz o mesmo movimento da corrida. Conte 60 pulos no total.
7. Pule cruzando as pernas. Durante a fase aérea do salto, cruze as pernas e aterrisse com elas cruzadas.
Depois descruze-as e aterrisse com elas descruzadas. Vá alternando e dê 40 pulos no total.
8. Parada, gire a corda para o lado direito com as duas mãos em movimento circular. Repita com o outro lado e, em seguida, pule corda normalmente. Faça o exercício completo 40 vezes.
9. Pule abrindo e fechando as pernas. Faça 60 repetições.
10. Pule a corda normalmente alternando as pernas. Mas na hora da descida, flexione os joelhos como se tivesse fazendo exercício de agachamento. Dê 60 saltos.
Fonte: revista Boa Forma

5 comentários:

Roberta Junqueira disse...

Olá obrigada pelas dicas, comprei uma corda e ainda não tinha pesquisado nenhum treino. Vou fazer este.
bjs

Roberta Junqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meudesafio-Diariodiet disse...

E vamos pular corda...

Raquel Santana disse...

Adoro esse exercício. Faço quando não posso correr, principalmente nos dias de chuva. E dá resultados! Recomendo!

Raquel Santana disse...

Adoro esse exercício. Faço quando não posso correr, principalmente nos dias de chuva. E dá resultados! Recomendo!