Pages

24 abril 2012

Dieta? Nem sempre acredite nas manchetes

Semana sim, outra também, a gente passa na banca de jornal e elas estão lá: revistas e mais revistas com  dietas novas e produtos milagrosos estampados na capa, jurando que acabam de vez com a gordura.  O perfil é sempre o mesmo: um título esdrúxulo para a dieta ou um produto aparentemente inimaginável para perder peso, tudo seguido de pontos de exclamação e a foto do ‘antes’ e ‘depois’ de quem emagreceu com aquilo.
“Emagreci com a dieta da banana”; “Leite de soja para chapar a  barriga”. “O poderoso suco de couve que acabou com a minha flacidez”. E tantos outros...  Mas a verdade surge quando a gente compra a revista e, lá dentro,  dá de cara com o cardápio seguido pela agora ‘ex gordinha’: nada mais nada menos do que restrição calórica. Não é o suco de couve, nem o leite de soja, nem a linhaça que fez a moça emagrecer.Foi simplesmente aquilo que todo mundo sabe:  ela comeu menos e emagreceu. Que fique claro: existem, sim alimentos que ajudam no processo de emagrecimento, como aqueles ricos em fibra, por exemplo, mas que de nada servem se a pessoa não diminuir a ingestão de calorias. Só que muita gente cai na falsa impressão de que dá para emagrecer sem precisar mexer no que come. 


Um exemplo típico é o que apareceu numa revista (melhor nem citar qual), cujo titulo da reportagem  era “Perdi 18kg com a dieta da casca de laranja amarga em pó.”  A moça, de 1,65m,  conta que pesava 82kg quando resolveu emagrecer com a tal dieta, misturando uma colher de sopa em 250ml de água, uma a duas vezes por dia. Ela conta ainda que passou a caminhar 30 minutos por dia e incluiu em seu cardápio frutas, legumes e verduras, além de chás e alimentos ricos em fibra, cortando de vez alimentos gordurosos e frituras. Você acha mesmo que ela emagreceu por conta da tal casca de laranja amarga? Acha que o fato de começar a caminhar, reduzir a ingestão de frituras e optar por alimentos mais saudáveis não contribuíram para nada? Tenho certeza de que você não caiu nessa.

Quer ver o que mais você encontra por aí?
Tomar água morna com limão emagrece.
Não, não emagrece. O máximo que as enzimas do limão podem fazer é ajudar a desintoxicar seu organismo; ou seja, eliminar toxinas.  

Não como nada com sal, porque sal engorda.
Não: o sal incha – se você tiver problema de retenção de líquidos, e quando ingeridos em excesso.  Se você tem problema de retenção de líquido, ao subir na balança isso vai aparecer: 500 ml de água retida equivalem a 500g de peso a mais. Imagina se você costuma reter 1 ou  2 litros?

Abacaxi derrete gordura
Não. Aliás, essa expressão “derreter gordura” é uma expressão usada a torto e a direito por revistas, sites, programas de televisão, como se alguns alimentos fossem capazes de, de fato ‘derreter a gordura’. Que fique bem claro:  a gordura só é eliminada quando existe um aumento no seu gasto calórico, que faz com que seu corpo precise usar a energia armazenada ali. O abacaxi é rico em água e age como diurético, evitando a retenção de líquidos. Também é rico em fibras e por isso auxilia no processo digestivo.  Nada mais do que isso. Na Dieta Nota 10, comer  1 fatia de abacaxi depois de ter jantado uma pizza calabresa só vai servir para  acrescentar 25 notas...

Fazer jejum queima gordura
Não, só queima a sua possibilidade de emagrecer de forma saudável. Seu corpo vai começar a economizar energia e, assim que você ingerir alguma coisa, ele vai sugar tudo o que for possível dessa "coisa".

Mastigar e engolir rápido engorda porque o espaço no estômago se torna maior para receber alimento
Não existe qualquer relação nisso. Mastigar devagar sempre é melhor porque assim você saboreia mais o alimento, a sua digestão fica mais fácil e você passa longe de situações como refluxo, azia, soluços etc. Mas a velocidade com que você come não tem relação nenhuma com o espaço no estômago.

Tomar água gelada em jejum emagrece
Não. Quando bebemos algo gelado, com cerca de 7 graus,  o corpo é obrigado a aquecê-lo  antes de poder absorver. Ele faz isso usando a gordura. Porém, o gasto calórico da ingestão de líquidos gelados , a qualquer hora do dia, é considerado desprezível  porque não influencia  muito no gasto energético total da pessoa no fim do dia. 

Gelatina para estocar colágeno?
Nem que você coma quilos de gelatina. A quantidade de colágeno existente na gelatina não é significativa, e o fato de a proteína não ser hidrolisada compromete a absorção do colágeno pelo corpo.

Comer carboidrato à noite engorda

É fundamental comer alimentos com carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa seguir uma boa distribuição de carboidratos, proteínas e gordura. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite – salvo se você tiver algum problema maior como refluxo e outras questões clínicas.


Abacate engorda
Não, se você comer na quantidade certa. O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Além disso,  a gordura presente no abacate é  a gordura saudável, que ajuda a reduzir o colesterol ruim.


Beber líquido durante as refeições dá barriga
Beber líquido durante as refeições não dá barriga. Ele pode contribuir para estufar momentaneamente seu estômago, mas assim que você fizer a digestão, tudo volta ao normal.

É possível emagrecer comendo tudo o que se deseja

Sim, desde que na quantidade certa. Você não precisa cortar as delicias do cardápio. Precisa apenas reduzir a quantidade, ficando dentro do necessário para o seu biotipo e atividade diária. Dieta Nota 10, pura e simples.



A dieta da sopa emagrece
Depende da sopa. Existem sopas mais calóricas, outras menos. Um concha de creme de ervilhas tem mais notas que 4 colheres cheias de purê de abóbora, por exemplo.  Lembre-se de uma coisa importante: as fibras dos alimentos são muito saudáveis e ajudam a aumentar a sensação de saciedade no estômago. Um prato de legumes cozidos tem a mesma quantidade de notas de um creme feito com esses legumes. Porém, muito provavelmente , os legumes cozidos irão saciar sua fome de forma mais efetiva.  

Dieta líquida emagrece.
Tem gente que acha que sim, mas na verdade  o efeito é ilusório. Se a dieta líquida se resume a comer batido no liquidificador coisas que você poderia perfeitamente comer em seu estado sólido, como feijão, por exemplo, qual seria o propósito? Ou só tomar sopa de couve, ao invés de comer uma couve refogada? O ser humano foi feito para mastigar, lembre-se disso. Ficar só nos líquidos vai fazer com que você sinta falta de comer coisas sólidas, e a dieta não vai durar. Alem disso, a dieta líquida geralmente é pobre em fibras, que são essenciais para uma boa digestão. Outra versão dessa dieta, igualmente sem sentido, é a dieta da papinha de bebê. Só que essa é ainda pior porque o gosto  é de matar.


Atenção: não se deixe enganar!
 Não existem alimentos que:
- queimam calorias;
- derretem gorduras;
- chapam barriga;
- endurecem o bumbum.


O que provoca perda de peso é a conta básica: ingerir menos e gastar mais
E você gasta ainda mais quando faz atividade física – e aí, sim, seu bumbum tem grandes chances de ficar durinho.

0 comentários: