Pages

14 abril 2012

Autossabotagem na dieta: descubra os erros na sua alimentação

Sua cozinha, seu lixo, a mesa do trabalho e até o porta-luvas do carro podem denunciar seus hábitos alimentares. Descubra se você está sabotando sua dieta e o que atrapalha a sua luta contra a balança

Você vive de dieta e não consegue emagrecer? Pode ser que você mesma esteja sabotando a dieta.

"Autossabotagem é a tendência que alguém tem de repetir, indefinidamente, atitudes destrutivas. É muito comum a pessoa ir a vários médicos, tomar remédios, fazer diversas dietas sem conseguir chegar ao peso desejado. E achar que o problema está no cardápio, na nutricionista", diz Rejane Brissa, psicóloga especializada em obesidade (SP).
Essa é apenas uma das explicações para essa mania que temos de atrapalhar nossa dieta com pequenos atos. Muitas vezes, caprichamos em um bife grelhado no almoço, mas devoramos uma infinidade de petiscos calóricos em outras situações. E sem perceber! Ouvimos três nutricionistas que vão ajudá-la a encontrar pistas dos erros que você está cometendo na dieta e que a impedem de afinar as curvas.
Fique de olho no que guarda no quarto

Chocolate na gaveta do criado-mudo
Evite ter tentações ao alcance dos braços... "Como não dá para viver sem doces, melhor consumi-los logo após o almoço ou no lanche da tarde. As fibras ingeridas antes vão diminuir a absorção do açúcar e a vontade de repetir", aconselha Inty Davidson, nutricionista (SP). "O pior momento é à noite, quando a inatividade facilita o acúmulo das calorias", completa ela. Isso sem falar no estrago que vai provocar aos dentes se comer e não escová-los. Confesse, às vezes a preguiça fala mais alto.

Farelos na cama 
Como acabou de ser dito, comer doce antes de dormir é um crime contra a silhueta enxuta. "Adote o hábito da ceia, tomando um copo de leite, um iogurte ou comendo uma fruta antes de deitar. Assim, não precisará comer na cama", diz Inty Davidson.


Na cozinha
A pia cheia de colheres de sobremesa 
Sinal, quase sempre certeiro, de que você andou beliscando fora de hora. "Os petiscos são saborosos e pequenos, o que estimula o consumo excessivo", alerta Vanessa Franzen, nutricionista da Clínica Emagrecimento, Saúde e Beleza (RS). Sabe aquela ideia de que uma colherinha só não faz mal, mas que no final das contas, acaba em várias degustações e muitas calorias extras? Se for para beliscar, escolha uma maçã desidratada, cenourinhas baby ou palitinhos de pepino.

O congelador lotado de alimentos prontos 
"Quando estamos cansadas e com fome, é mais fácil abrir o congelador e comer aquela lasanha ou pizza congelada. Só que essas comidas são ricas não apenas em calorias, mas também em gordura e sal. E isso faz mal para o peso e a saúde", diz Vanessa Franzen. Se a opção pelos congelados é por uma questão de tempo, passe a fazer os seus próprios. Cozinhe uma quantidade maior de feijão e guarde em potinhos. Faça o mesmo com o arroz pronto, os bifes temperados e os legumes já lavados, picados e até cozidos.
O balcão, o fogão e o exaustor sempre engordurados.
Isso nem sempre é uma falha na faxina, mas sinal de que está comendo fritura demais. "Elas têm praticamente o dobro de calorias do mesmo alimento grelhado ou assado", diz Inty Davidson. Controle a quantidade de óleo que traz do supermercado. Para um casal que apenas janta em casa, uma lata de óleo deve durar dois meses. Já no caso de uma família de quatro pessoas que almoça e janta, o consumo mensal deve ser de pouco mais de uma lata.

Na área de serviço
Lixo cheio de embalagens
Se o seu lixo está cheio de embalagens e pacotes, você deve estar comendo muitos alimentos industrializados e poucas comidas frescas. Inverta esse hábito e passe a optar por carnes, frutas e verduras. Freqüente mais as feiras livres e menos os freezers do supermercado.

Circular com bebida na mão 
Os drinques são uma bomba calórica, pois além das calorias do álcool, geralmente contêm açúcar. Beber demais também faz perder as estribeiras e, não raro, para matar a fome, a pessoa cai de boca em um fast-food depois. Pecado duplo.

A conta do bar está cheia de frituras e chope 
Tudo o que é frito tem calorias duplicadas. Isso sem falar que a gordura usada nos bares geralmente está saturada e faz mal ao coração. O chope é rico em carboidratos, que causam ganho de peso. Uma boa saída é forrar o estômago antes de ir para o bar.

Pecados alimentares no trabalho

A gaveta da mesa cheia de petiscos calóricos 
"O trabalho gera estresse, que libera cortisol e aumenta a fome. Logo, ter petiscos por perto na hora do nervosismo aumenta a chance de um consumo descontrolado”, adverte Vanessa Franzen. Deixe por lá apenas frutas secas e castanhas. "De preferência, em potes que não sejam vistos ou acessados com facilidade”, sugere Abykeyla Tossati, nutricionista da Universidade Federal de São paulo (Unifesp).

0 comentários: