Pages

19 abril 2012

5 dicas de beleza da época da vovó

Acredite: os mais velhos sabem das coisas! Veja 5 dicas de beleza da época da vovó e aprenda a ficar linda com esses truques antigos.
Pense em uma vida sem chapinha ou babyliss. Impossível? Pois nossas mães, tias e avós, lá atrás, não contavam com nada disso para se arrumar.
Por isso, elas tinham que se virar para descobrir técnicas de como alisar os cabelos, enrolar os fios, acabar com as olheiras ou espinhas...
Continua achando tarefa impossível? Então, a Corpo a Corpo te mostra 5 dicas de beleza da vovó, pra você comprovar, aprovar e copiar!

Bobes
Quem não conhece os famosos rolinhos para ondular os cabelos? Apesar da ascensão do babyliss, ele ainda é muito utilizado nos salões para dar um ar mais natural aos cachos, além de fazer também a cabeça das famosas!
Mas o que pouca gente sabe é que também dá para esticar as madeixas com os bobes! O que determina a função é o tamanho: para alisar, use os grandes; ondular, os médios; e se quiser cachear escolha os pequenos.
Para usar é muito simples. Desembarace os cabelos, separe-os em mechas e enrole uma por uma em torno do bobe, das pontas até a raiz. Dá para colocar com os fios secos, mas o resultado aparece mesmo se estiverem molhados ou úmidos. Quando for soltar os cabelos, retire os bobes devagar, para não quebrar ou danificar os fios. 
Pra quem não é muito fã dos rolinhos, a vovó tem outra dica: quer caixinhos só nas pontas? Faça o seguinte: molhe os cabelos, separe-os em mechinhas finas, enrole uma a uma com o dedo e amarre com uma fita ou um pedaço de tecido. Pode até dormir assim ou, se preferir, seque com o secador ou deixe ao natural. Quando os cabelos estiverem secos, solte as mechinhas. O resultado fica lindo!

Touca
Engana-se quem pensa que para alisar os cabelos em casa só com escova ou chapinha. Na época da sua avó não existia nada disso e as mulheres desfilavam com fios esticadinhos e lindos. Como? Fazendo touca!
Além de dar um efeito super natural, o método não danifica os cabelos e é bem fácil de fazer. Então, vamos lá:
1. Divida os cabelos em 3 partes.
2. Enrole a parte do meio no alto da cabeça com um bobe grande ou presilha.
3. Em seguida, penteie os cabelos da esquerda para a direita, contornando primeiramente a parte da direita e depois a da esquerda ao redor da cabeça; vá prendendo com grampos - dica: utilize-os com a parte ondulada virada para dentro, para não marcar os cabelos.
4. Solte a parte do meio e contorne-a ao redor da cabeça também, prendendo primeiramente para baixo e em seguida para a direita, acompanhando o resto dos cabelos.
5. Por último, coloque uma meia-calça cortada (a parte da cintura) para envolver a cabeça.
Fique por aproximadamente 1h e depois repita o processo para o outro lado. Mas atenção: nunca faça a touca com os cabelos molhados! Isso prejudica os fios...

Bucha Vegetal
A bucha vegetal é um esfoliante natural e tem muitas vantagens sobre as sintéticas...
Como não contavam com muitos recursos tecnológicos, nossas avós costumavam aproveitar muito dos benefícios da natureza. E o resultado era - e é até hoje - fantástico! Um bom exemplo disso é a bucha vegetal.
Essa esponja é um esfoliante natural. Ela ativa a circulação, acelerando o metabolismo e combatendo as indesejáveis celulites, retira da pele impurezas e células mortas, auxilia na remoção de pelos encravados - principalmente na região da virilha -, além de abrir os poros, devolvendo o brilho, a elasticidade e a maciez da cútis.
Em meio a tantos problemas ambientais, ela tem ainda mais uma vantagem em relação às buchas artificiais: enquanto as esponjas sintéticas são feitas de petróleo, a bucha vegetal é biodegradável.Não espere mais: comece a usá-la já!

Pepino
Permita-se um dia de madame e fique de papo pro ar com duas rodelas de pepino nos olhos...
Você pensa que colocar duas rodelas de pepino ao redor dos olhos é coisa só de madame? Pois se pensa está muito enganada! O truque já era usado por nossas mães e avós e é ótimo para amenizar as terríveis olheiras que surgem depois de uma noitada daquelas ou de um dia muito cansativo.
Isso porque o pepino é rico em água, o que garante uma hidratação natural à pele, e possui dois compostos que tratam irritações da pele e inchaços: o ácido ascórbico e o ácido caféico. E mais: por possuir uma temperatura mais baixa que a do corpo humano, o vegetal remove o calor e faz a pele "encolher", deixando-a mais lisa.
Outra propriedade do pepino é sua ação cicatrizante. Vale à pena tirar um tempinho e experimentar essa dica, não?

Camomila
 Calmante, anti-inflamatória, clareadora... A camomila nos dá mil e um motivos para a amarmos!
Sempre muito utilizada pelas mulheres, essa florzinha dá mil e um motivos para que todas nós a amemos! Dentre os principais truques da vovó com a camomila estão:
- Chá para clarear os cabelos: passe chá de camomila nos cabelos e fique no sol por alguns minutos ou então enxague os fios com a bebida após a lavagem. Mas isso só funciona se a base dos cabelos já for clara! Em fios escuros essa técnica não funciona.
- Escalda-pés para aliviar o estresse: quando estiver muito cansada ou estressada, experimente mergulhar os pés em uma bacia com água morna e espalhar saquinhos de chá de camomila. Você vai se sentir bem melhor...
- Compressas para combater inflamações e inchaços: olheiras, espinhas e irritações da pele podem ser combatidas - ou pelo menos aliviadas - com compressas geladas de camomila. Faça o chá, deixe na geladeira e aplique no local. O resultado é muito bom.

1 comentários:

rachel disse...

Lembrei da infância! Minha vó com os cabelos enrolados, eu fazendo touca ou papelote ( os cachinhos amarrados com papel :P) E tudo funciona muito bem obrigado! :)

Tenho uns bobes para fazer franjão!