Pages

27 abril 2012

49% dos brasileiros estão acima do peso

Os hábitos dos brasileiros à mesa têm mudado nos últimos anos e não necessariamente para melhor. Ao menos é o que indica o mais recente levantamento do Ministério da Saúde. Realizada pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, a pesquisa reúne o resultado de 54 mil entrevistas feitas em todo o Brasil. O resultado é alarmante: 49% da população está acima do peso. Esse valor é maior do que os porcentuais encontrados em anos anteriores. Em 2006, por exemplo, o índice era de 43%. Enquanto o número de obesos no país pulou de 11,4% (dado de 2006) para 15,8% atualmente.
Sabe-se que o envelhecimento é uma das principais razões para o aumento de peso, mas a pesquisa também apontou a interferência dos hábitos alimentares. O aumento do consumo de carne gorda e de leite integral está entre os principais fatores para o crescimento do problema.
A obesidade é hoje um mal mundial, acomete mais da metade da população e pode causar problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até câncer. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou em recente entrevista ao "Emagrece, Brasil!" que o excesso de peso é algo democrático entre nós: está presente de norte a sul, em todas as faixas etárias e classes sociais. Mas alertou sobre o crescimento da obesidade entre os mais pobres e entre aqueles que há pouco ascenderam socialmente. "Essa parcela da população tem praticado menos atividade física e consumido mais produtos não saudáveis", disse o ministro.
As revistas BOA FORMA e SAÚDE! criaram, em abril de 2010, o projeto "Emagrece, Brasil!" com o objetivo de reunir o maior número de pessoas dispostas a melhorar seus hábitos para emagrecer, ganhar saúde e disposição por meio da alimentação equilibrada e da prática de atividade física. Faça parte dessa campanha e ajude a criar um Brasil mais saudável!
Quer descobrir se está fora do peso considerado saudável pela Organização Mundial de Saúde? Use a nossa calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC) e confira.

0 comentários: