Pages

10 abril 2012

Acredite mais em você!

"O exercício ajuda amenizar a ansiedade e a depressão, além de tirar o foco da comida. Por isso, caminhar ou fazer qualquer outra atividade física é essencial para você manter o peso - um desafio ainda mais difícil do que emagrecer."
Olá, dr. Tommaso. Desde pequena, luto contra o excesso de peso. Aos 7 anos, fiz a minha primeira dieta e nunca mais parei. Agora, aos 27 anos, saí de mais um regime maluco e estou com 60 quilos - perfeitos para a minha altura (1,71 metro). Mas, sempre que emagreço, sei que vou engordar tudo de novo. Da última vez, cheguei aos 80 quilos, fiquei deprimida e ainda mais ansiosa do que já sou. Tive depressão e síndrome de pânico - problemas agravados pelas anfetaminas que tomei por conta própria. Não saía de casa e deixei de namorar. Tenho uma amiga magra que come de tudo e não engorda. Quando vou ser igual a ela? Quando eu vou me curar? Fátima*.

Olá, Fátima. Sem dúvida, manter o peso é um desafio ainda mais difícil do que emagrecer. Por isso seu medo de voltar a engordar. Mas vamos começar pela solução! Você acabou de enfrentar uma dieta e saiu vencedora. Então, aproveite o prazer de entrar em um jeans mais justo, de se sentir bonita e disposta. Dizer que vai voltar a engordar é uma forma de autodepreciação que você não merece. Em vez de gastar sua energia pensando nisso, use-a para caminhar ou fazer outra atividade física - exercício é indispensável para queimar calorias e manter a forma. Também funciona como um excelente remédio para amenizar a ansiedade e a depressão, além de ajudar a tirar o foco da comida e dos problemas em casa ou no trabalho. Mais ainda: quando você se exercita, tende a melhorar a alimentação, passando a priorizar comidas mais nutritivas e menos calóricas. É importante, porém, ter consciência de que, embora tenha adotado um estilo de vida saudável, nunca vai ser igual a sua amiga. Comer à vontade e não engordar é uma característica particular dela. Já você tem que vigiar um pouco mais o tamanho do prato e, aos poucos, achar a medida certa para o seu organismo, sem ter que se submeter a mais uma dieta maluca, muito menos apelar para os inibidores de apetite. Mas lembre-se: para que tudo isso aconteça, é essencial ter uma postura mais positiva de si mesma. Você pode! E repito: o momento é agora. Um abraço, Tommaso

Olá, Fátima. Sem dúvida, manter o peso é um desafio ainda mais difícil do que emagrecer. Por isso seu medo de voltar a engordar. Mas vamos começar pela solução! Você acabou de enfrentar uma dieta e saiu vencedora. Então, aproveite o prazer de entrar em um jeans mais justo, de se sentir bonita e disposta. Dizer que vai voltar a engordar é uma forma de autodepreciação que você não merece. Em vez de gastar sua energia pensando nisso, use-a para caminhar ou fazer outra atividade física - exercício é indispensável para queimar calorias e manter a forma. Também funciona como um excelente remédio para amenizar a ansiedade e a depressão, além de ajudar a tirar o foco da comida e dos problemas em casa ou no trabalho. Mais ainda: quando você se exercita, tende a melhorar a alimentação, passando a priorizar comidas mais nutritivas e menos calóricas. É importante, porém, ter consciência de que, embora tenha adotado um estilo de vida saudável, nunca vai ser igual a sua amiga. Comer à vontade e não engordar é uma característica particular dela. Já você tem que vigiar um pouco mais o tamanho do prato e, aos poucos, achar a medida certa para o seu organismo, sem ter que se submeter a mais uma dieta maluca, muito menos apelar para os inibidores de apetite. Mas lembre-se: para que tudo isso aconteça, é essencial ter uma postura mais positiva de si mesma. Você pode! E repito: o momento é agora. Um abraço, Tommaso.
O psicoterapeuta Marco Antonio De Tommaso vai ajudar você a se conhecer melhor. 
Fonte: Revista Boa Forma

0 comentários: