Pages

05 julho 2012

Estímulo para caminhar

Como fazer da esteira uma boa parceira para andar com ritmo, conforto e prazer 
Além de menos impacto, a esteira proporciona segurança para quem está começando no esporte
Para pessoas sedentárias, caminhar três vezes por semana relaxa e garante menos estresse e ansiedade
A caminhada moderada deve ser em torno de 6km/h no aparelho
Quando se fala em atividade aeróbica, a esteira é uma das primeiras imagens que vem à mente. Mas quais são as vantagens do aparato para quem quer andar com ritmo? Marcelo Tavares, coordenador da equipe de corrida da rede Body Tech, explica: “A caminhada na esteira trabalha a função cardiovascular e promove a queima de calorias. Além disso, fortalece os músculos das pernas e dos glúteos, reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol ruim no sangue”.
Adicione ainda outros benefícios, citados pela mestranda em Fisiologia do Exercício e professora da academia Levitas, Adriana Bonafim: “A caminhada proporciona bem-estar, relaxa e reduz a ansiedade. Na esteira isso é otimizado, já que o ritmo é mais constante”.
Há ainda o fator segurança, afirma Eduardo Netto, diretor-técnico da academia Body Tech: “A esteira proporciona um ambiente controlado para quem está começando ou retomando as atividades, por oferecer menor impacto do que a rua.” Segundo o treinador Flávio Freire, da assessoria esportiva homônima, a razão de muitas optarem pela esteira é a facilidade de praticar caminhada, e não simplesmente andar descompromissadamente: “No equipamento é mais fácil controlar intensidade e tempo.”
Resistência é importante – “Como na esteira não existe a resistência ao vento, convém sempre aumentar meio grau de inclinação ou alguns quilômetros na velocidade”, explica Netto. Na prática, Tavares exemplifica: “Algumas correm a 6 km/h e outras caminham a 7 km/h. Cada uma tem seu ritmo, mas o usual é uma caminhada acelerada girar em torno de 6 km/h. A inclinação precisa ser trabalhada para não sobrecarregar os músculos”.
Para quem gosta de aliar exercício com certa dose de conforto, a atividade é perfeita. A advogada Daniela Novais, 25, opina: “Já experimentei caminhadas ao ar livre, mas, como vou em horários que o parque fica bem cheio, não me senti à vontade”.


1 comentários:

Nanda Ramos disse...

o minha querida eu já nao curto muito esteira não prefiro sair na rua pois se sai de casa preciso oltar ahah assim acabando meu percurso