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04 julho 2012

10 dicas para acabar com os quilinhos extras

Inclua exercícios aeróbios, como caminhada, corrida e bicicleta, em sua rotina.

Diversifique as modalidades praticadas ao longo da semana para não cair na monotonia e motivar os treinos.
Faça refeições a cada três horas, para manter o metabolismo ativo, e mastigue bem os alimentos.

Quando a intenção é perder peso, é fundamental ter disciplina para conseguir controlar alimentação e adaptar o organismo para evitar os impulsos na hora das refeições. E se o objetivo é também incluir definitivamente os exercícios em seu dia a dia, o ideal é procurar profissionais especializados, como educadores físicos, nutricionistas e médicos do esporte, para garantir um resultado eficiente e seguro para a sua saúde. Para começar, confira 10 dicas que ajudarão você a entrar em forma.


1. Cheque suas medidas. Faça um acompanhamento da porcentagem de gordura e de massa muscular para controlar com mais precisão as perdas. Existem alguns métodos para isso, como o teste de biopedância ou a medição das dobras cutâneas.

2. Passe a praticar atividades aeróbias. Inclua sessões de caminhada, natação ou corrida, por exemplo, em sua rotina.

3. Tenha foco. Os exercícios exigem atenção para que o resultado seja o mais satisfatório possível. Treinar realizando outras tarefas ao mesmo tempo, como ler ou assistir TV, pode diminuir a intensidade dos esforços realizados e, consequentemente, a perda de calorias será prejudicada.

4. Não deixe de fazer musculação. A atividade ajuda a otimizar a resistência e aumenta a massa magra. Assim, seu metabolismo ficará mais rápido, acelerando a queima de calorias.

5. Experimente treinos em circuito. Essa é uma forma dinâmica que trabalha todas as partes do corpo de maneira intensa. As sessões incluem de seis a oito estações (como flexões de braço, bike e agachamento, por exemplo), realizadas sem intervalo, o que estimula a perda de gordura.

6. Varie as sessões ao longo da semana. O melhor é diversificar os treinos para manter a queima de gordura ativa. Aposte em diferentes modalidades e alterne exercícios de alta e moderada intensidade.
  
7. Programe refeições regulares. Permanecer um longo período sem se alimentar prejudica o metabolismo e, ao final do dia, isso pode gerar picos de ansiedade e compulsão por doces. Consuma alimentos variados e coma a cada três horas.

8. Evite determinados alimentos antes dos exercícios. Gorduras possuem digestão lenta e podem causar desconforto gastrointestinal durante as atividades físicas, assim como as fibras, que aumentam a mobilidade intestinal. Por isso, antes dos treinos, elimine do cardápio alimentos como cereais integrais, frituras, carne com gordura ou processada, queijo amarelo, bebidas gasosas, leite e iogurte. Dessa forma, você se sentirá mais disposta e estimulada para manter o corpo ativo.

9. Mastigue bem durante as refeições. Uma pesquisa da Harbin Medical University, da China, indicou que mastigar mais vezes os alimentos ajuda a perder peso. Isso porque o cérebro terá mais tempo para receber os sinais de saciedade do estômago e torna-se menor a probabilidade de consumir além do necessário.

10. Reserve horas certas para o seu sono. A quantidade ideal de horas de sono permite que a pessoa acorde recuperada. Como a secreção hormonal se estabiliza, o metabolismo dos alimentos será melhor.

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