Pages

02 julho 2012

Alimentos para o bom humor

Os nutrientes contidos nos alimentos, além de nos fornecerem energia e saudabilidade, também contribuem para mandar o mau humor e a tristeza embora. Informe-se sobre o que comer para reforçar o bom humor.

- Banana, grão-de-bico, abacate e arroz integral: são alguns dos alimentos que fornecem triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, a substância que atua na melhora do humor e bem-estar.
- Aveia: além de oferecer triptofano, também é fonte de selênio e vitamina B6, que atuam na produção de energia.
- Laranja, acerola e mamão papaia: ricos em vitamina C, nutriente essencial para manutenção da imunidade e combate ao stress.
- Pães (integrais e brancos) e mel: liberam serotonina, substância responsável pela sensação de prazer. Também liberam açúcar no sangue, contribuindo para o aumento de energia e bem-estar
- Salmão e bacalhau: ricos em omega-3, a gordura do bem que atua na produção dos neurotransmissores.
- Pimenta e canela: atuam no cérebro, estimulando a produção de endorfina.
- Oleaginosas, sementes de abóbora, gergelim e girassol: ricos em minerais, atuam de forma benéfica na saúde mental, contribuindo para a melhora da capacidade cognitiva. Além de atuarem na produção de neurotransmissores, como a serotonina.
E por fim, fica a dica: cuidado com o café, chá preto, energéticos e refrigerantes. Por serem bebidas estimulantes, acabam muitas vezes aumentando a ansiedade e podem comprometer suas atividades diárias.

1 comentários:

Elizandra Santos disse...

Ótimo post! Sempre bom aprender mais sobre os alimentos q consumimos. Abraços!