Pages

19 maio 2012

O que pode estar atrapalhando a sua dieta?

Emagrecer já não é fácil quando se segue a dieta direitinho, imagina então quando a gente comete alguns erros. O problema é que muitas vezes não sabemos nem que estamos errando e muito menos onde está o erro.
A nutricionista Luana Grabauskas, do Equilibrium Consultoria, conta que o engano mais comum é o jejum prolongado.
"Ficar horas sem se alimentar acaba deixando o metabolismo mais lento o que facilita os estoques de gordura, além de aumentar a fome na próxima refeição". Outro engano bem frequente é excluir um grupo alimentar como os de alimentos fontes de carboidratos da dieta. "Nesse caso o emagrecimento até ocorre, mas é as custas de massa muscular, ou seja a redução maior é de músculos e água e não gordura, já que o organismo acaba utilizando a musculatura como fonte de energia".
Alguns alimentos enganam, muita gente acha que eles são aliados, mas na verdade eles acabam atrapalhando se usados de forma equivocada. Luana dá como exemplo sucos com mais de três frutas ou consumo exagerado de linhaça. "Fruta é um excelente alimento rico em fibras e muitos nutrientes, mas no caso dos sucos o excesso em uma única refeição é prejudicial, pois a fruta além de ter calorias, possui a frutose que quando consumida em exagero pode facilitar o acúmulo de gordura. Já a linhaça é rica em fibras que ajudam na regulação intestinal e no controlar do apetite. Mas não adianta consumir linhaça de forma exagerada, o excesso pode interferir na absorção dos nutrientes. O ideal é consumir apenas duas colheres de sopa de farinha de linhaça por dia, adicionada em saladas, sucos, frutas etc".
As vezes é complicado notar que está errando na maneira de conduzir o regime. A nutricionista explica que alguns sintomas podem demonstrar isso: por exemplo, se a pessoa se sentir fraca, ter queda de açúcar no sangue ou ter queda de pressão. Para reverter uma dieta errada, a melhor opção é procurar ajuda profissional. De acordo com Luana, o profissional poderá indicar a melhor maneira de fazer uma dieta.
Confira algumas dicas bem práticas dadas pela nutricionista:
O que NÃO funciona
- Ficar mais de 3 horas sem se alimentar

- Excluir um grupo de alimentos como os carboidratos da dieta
- Comer apenas frutas: o organismo necessita de todos os grupos alimentares, e a redução desses nutrientes gera prejuízos ao nosso corpo.
- Exagerar no consumo de doces e carboidratos de farinha branca: esses alimentos estimulam a produção de insulina o que facilita o acúmulo de gordura.
- Consumir frituras: Possuem boas doses de calorias
Primeiros passos para uma dieta de sucesso
- Realize refeições a cada 3 horas;

- Substitua pães, arroz branco, massas, bolachas por carboidratos sempre integrais;
- Modere no consumo de carne vermelha;
- Modere no consumo de doces;
- Prefira as preparações grelhadas, assadas ou cozidas;
- Substitua leite e iogurtes integrais por desnatados;
- De preferência a queijos brancos;

2 comentários:

Carla Renata disse...

e vamos seguindo observando as dicas sempre.. ou nem sempre..mas sempre adiante..rs.. bjokas e um ótimo domingo

Meudesafio-Diariodiet disse...

É isso na verdade a gente sabe o que tem que fazer para seguir uma alimentação saudável e emagrecer...um otimo domingo