Pages

01 maio 2012

Como controlar o apetite

As estratégias inteligentes abaixo podem ajudá-la a aprender a gerenciar suas vontades – e até mesmo perder peso.
Para conter o apetite…
Evite seus pontos fracos. Passe um dia anotando onde você está e o que você está fazendo quando sucumbe às suas vontades; daí tente mudar um ponto fraco de cada vez. Faça uma rota diferente para o trabalho se é impossível resistir à panificadora que fica no seu caminho usual.
Assuma o controle. Desenvolva estratégias para os pontos fracos que você não pode evitar. Por exemplo, se alguém traz um doce ou uma comida gordurosa para uma reunião, decida dividir com alguém ou dê apenas algumas mordidas. Lembre-se: você tem o poder de fazer escolhas saudáveis.
Atenha-se a uma agenda. Procure comer apenas nos horários determinados – mais ou menos a cada quatro horas – para prevenir comer sem parar.
Tenha alguma satisfação. Se você trouxer salada para o almoço todos os dias, é certo que vai querer comer uma pizza. Inclua algumas indulgências algumas vezes na semana, mas mantenha porções razoáveis. Levar alguns biscoitos para satisfazer sua necessidade de algo doce é uma estratégia melhor que se privar até que você se revolte e coma um sundae enorme.
Corte o café. Cafeína em excesso pode levar à vontade de açúcar, pois você vai precisar de um estimulante algumas horas depois. Não beba mais que duas xícaras por dia e combine-as com proteínas, como amêndoas, para manter seu nível de energia.
Dê à sua refeição um final feliz. Crie um sinal de “chega” que a fará saber que a refeição terminou. A nutricionista e psicóloga Jane Roberts, por exemplo, gosta de encerrar suas refeições com uma xícara de chá: “Eu gosto e então sei que a refeição está encerrada”, ela diz.
Quando a vontade bater…
Espere dez minutos. Se você ainda quiser a comida, coma um pouquinho e então espere mais dez minutos. Pergunte-se se isso vai realmente satisfazê-la ou se você preferiria comer, por exemplo, um brownie caseiro depois. Certifique-se de que você vai aproveitá-lo ao máximo.
Coma algo mais inteligente. Quando as guloseimas chamarem sua atenção, descubra uma opção rica em nutrientes que você possa comer no lugar. Iogurte desnatado com algumas nozes tostadas e umas gotas de mel é uma boa alternativa ao sorvete.
Como algo bom com a coisa ruim. Se você quer comer batata frita, mas está de olho no próprio peso, coma uma porção juntamente com alguns vegetais e um molho saudável. Você vai acabar comendo menos fritas, mas ainda assim se sentir satisfeita.
Depois de fazer besteira…
Não se maltrate. Muito frequentemente pensamos “Sou uma péssima pessoa por ter comido aquilo”. Ou dizemos “Bom, já comi as fritas, posso também tomar o sorvete”. Associar comida à culpa ou a emoções negativas pode causar um efeito de bola de neve. Diga a você mesma: “Eu aproveitei minha guloseima e agora parei”.
Limite o prejuízo. Se você virou bebidas açucaradas o dia todo, previna-se de fazer o mesmo no futuro se desacostumando às coisas doces. Jane Roberts sugere misturar 90% de suco ou refrigerante com 10% de água com ou sem gás por alguns dias. Depois, mude a proporção para 80% e 20% e assim por diante até atingir 10% de suco, 90% de água. “Faça uma transição gradual e você mal vai perceber a diferença”.
Pare o “efeito da segunda refeição”. No dia após uma orgia gastronômica, coma meia xícara de cereais altamente fibrosos (de 8 a 10 gramas por porção) com seu café da manhã usual, com o lanche da tarde e depois da janta. “Isso vau ajudar a contrabalancear sua fome aumentada pondo uma camada de fibras que demoram para ser digeridas em seu estômago”, diz Jane. É mais fácil resistir às suas vontades quando se está cheio.


3 comentários:

rachel disse...

Coisinhas que todos sabem e poucos praticam... aff...

Boa quarta!!!

Cris disse...

Muitas das dicas nós sabemos, mas não praticamos, eu com toda certeza do mundo, não praticava nenhuma antes de iniciar minha jornada, agora tento algumas, e daqui um tempo, com certeza estarei colocando todas em praticas :D

Obs.: TE indiquei para uma brincaderinha lá no meu blog, espero que faça :D

Um beijo
Cris

Meudesafio-Diariodiet disse...

É o que sempre eu me pergunto, "vc sabe o que tem que fazer para emagrecer" a minha dificuldade ta sendo é recomeçar.