Pages

05 junho 2012

Marmita é chic!

Está difícil fazer dieta no escritório? Leve seu almoço a tiracolo! A ideia virou moda até entre as estrelas globais. Saiba aqui o jeito certo de usar esse utensílio e ficar na linha. Você ainda economiza tempo e dinheiro.

Existem vários modelos descolados de recipientes próprios para você transportar a comida de casa para o escritório e manter a dieta.

Refeição sem falhas
Mesmo na marmita, seu almoço deve ser completo. Ou seja, precisa ter um tipo de carboidrato (arroz e massa integrais, batata), um de proteína magra (ovo, carne, frango, peixe) e mais um de leguminosa ou grão (feijões, lentilha, quinua, grão-de-bico, soja), além de folhas e legumes. A refeição ficou colorida? Ótimo! É sinal de que você fez combinações que garantem nutrientes variados ao seu organismo.

O próximo passo é o armazenamento correto da comida. "Os alimentos que precisam ser aquecidos devem ficar em uma marmita ou recipiente diferente daqueles que podem ser consumidos frios", explica Sonja Salles, nutricionista da Nutri New, no Rio de Janeiro. Por exemplo: não colocar o grelhado junto com a salada. Isso evita que as folhas fiquem murchas e percam o frescor.

Se preferir levar um sanduíche - para o almoço ou até para o lanche da tarde -, também é aconselhável separar alguns itens do recheio e colocá-los no meio do pão apenas na hora de comer. Sonja sugere outros alimentos a seguir e, ainda, ensina como armazená-los para manter a textura e o frescor. Aí vai existir só um risco: ter que dividir sua marmita com os colegas do escritório!


TÁ QUENTE
Escolha um item de cada grupo para montar uma refeição completa. Você pode combinar um carboidrato quente e uma proteína fria ou vice versa. Só evite juntar os dois no mesmo recipiente ou compartimento da marmita

Carboidrato: arroz integral, macarrão integral (penne, fusilli) com molho de tomate, risoto de quinua, batata-doce, batata, inhame (assado ou cozido), purê  de mandioquinha + Proteína: carne vermelha magra, peixe, frango (grelhado ou assado), ovo mexido, omelete.

ou

Carboidrato + proteína: macarrão integral à bolonhesa, torta de  frango (camarão, atum), sopa de legumes com frango desfiado. Sugestão: se não tiver onde aquecer a sopa, leve-a batida em uma garrafa térmica capaz de mantê-la quente até a hora do almoço. Só evite fazer essa refeição muito tarde, pois qualquer comida, mesmo mantida aquecida, não deve ficar mais de duas horas fora da geladeira + Grão ou leguminosa: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha (se você dispensar a proteína das carnes, acrescente dois tipos de grão na marmita. Eles são fonte de carboidrato e proteína vegetal) + Verduras e legumes à vontade: abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, couve, espinafre, chuchu, escarola, vagem (no vapor ou refogados) 


TÁ FRIO
Se quiser, você pode montar a marmita só com comidas que não precisam ser aquecidas na hora do consumo. Ainda assim evite colocar os alimentos cozidos junto com os crus, a não ser que você opte por uma salada completa, mas sem folhas 

Carboidrato: salada de arroz integral com milho, salada de macarrão (fusilli, penne, rigatoni), salada de batata, tabule de trigo ou cuscuz marroquino + Proteína: atum light, ovo cozido, salmão defumado, carne magra, frango ou bacalhau desfiados, peito de peru, tofu (queijo de soja), ricota, mussarela de búfala

ou 

Carboidrato + proteína: salada de macarrão com atum e cenoura ralada, salada de grão-de-bico com bacalhau desfiado, salada de arroz integral e selvagem com peito de peru, tabule de quinua com legumes +Grão ou leguminosa: lentilha, grão-de-bico, milho, trigo em grão, cevadinha, soja (se você dispensar a proteína das carnes, acrescente dois tipos de grão na marmita. Eles são fonte de carboidrato e proteína vegetal) +Verduras e legumes à vontade: alface (americana, lisa, crespa, roxa), agrião, rúcula, repolho, pepino, abobrinha, cenoura e beterraba (cruas e raladas), palmito, tomate, champignon, rabanete, vagem.

Transporte com segurança
É uma boa ideia levar a marmita em uma sacola térmica com gelo ou aqueles saquinhos com gel congelado próprios para essa finalidade. Elimina o risco da comida estragar no caminho, especialmente se estiver calor. Mas, assim que chegar ao escritório, coloque a marmita na geladeira. A Secretaria de Vigilância Sanitária, do ministério da Saúde, alerta que os alimentos prontos nunca devem ficar mais que duas horas fora de refrigeração. Do contrário, há o risco de proliferação de bactérias - existem mais de 250 tipos, encontrados em alimentos mal conservados, que podem
causar desde diarreia até sintomas mais graves. Para se precaver ainda mais, deixe a marmita no freezer (isto é, se tiver apenas alimentos que podem ser congelados) da noite para o dia e, na hora de sair de casa, coloque-a na sacola térmica. A escolha da marmita também é importante - o material desse acessório deve ser próprio para ir ao micro-ondas ou fogo, em banho-maria. Os potes de plástico comuns liberam substâncias tóxicas consideradas cancerígenas quando submetidos ao calor. Se for impossível evitá-los, passe a comida  para um prato na hora de aquecê-la.

Folhas frescas e crocantes
As folhas frescas são delicadas - em contato com os alimentos cozidos perdem a textura e o frescor em pouco tempo. Por isso, leve-as já lavadas e em um compartimento separado da marmita ou até em um recipiente sozinho. E tempere-as só na hora de comer. Carregue um potinho com vinagrete, molho de iogurte ou de mostarda pronto de casa. Ou deixe um vidro de azeite e outro de vinagre de reserva no escritório. Os molhos também são ótimos para dar um sabor extra nos grelhados que, na marmita, podem ficar um pouco ressecados.

E sobremesa? Pode levar!
O almoço no escritório também merece uma sobremesa. De preferência uma fruta, que é bem mais leve que um doce e ajuda a complementar as vitaminas e fibras da refeição. Se levar já picadas, elas perdem parte das vitaminas, especialmente a C. Mas ainda assim são mais saudáveis que um pudim ou bolo. "Se for impossível deixar para abrir a fruta no escritório, é melhor cortá-la em pedaços grandes em vez de picá-la. Isso faz com que a perda de fibras seja menor." Onde você trabalha não tem geladeira? Transporte as frutas na sacola térmica com gelo. Aliás, você pode levar dois potinhos, um para a sobremesa e outro para o lanche da tarde.












0 comentários: