Pages

13 fevereiro 2012

A importância dos aspectos emocionais

Você pensa que emagrecer e se manter magro é fácil? Não, não é. É uma guerra. Muito provavelmente você precisará travar, dia após dia, uma batalha contra um poderoso inimigo: a compulsão por comida. Comer é um vício difícil de abandonar.  Quem come exageradamente é um dependente químico. Usa a comida como poderia usar outra droga. Assim, para emagrecer e se manter magro, os gulosos precisam encarar o fato de que são viciados. A luta que travarão será igual à de qualquer outro viciado e incluirá até crises de abstinência. A gula é parente próximo da compulsão, um desvio de comportamento de origem emocional.
Quem come demais estabelece com os alimentos vínculos físicos e emocionais, e buscam neles um alívio temporário de suas tensões. Procure analisar e entender, antes de tudo, a sua relação com a comida.

Na comida — especialmente nos doces – existe um grupo de substâncias que imitam a ação das chamadas serotoninas. Normalmente, a serotonina é fabricada pelo nosso organismo e funciona como “calmante”, provocando uma gostosa sensação de bem-estar. Quando “bate a depressão”, há uma diminuição no seu nível de serotonina e então você... come, porque busca na comida  as serotoninas que sumiram momentaneamente do seu corpo. Mas, após se saciar nessas “falsas serotoninas”, os problemas emocionais não mudaram. E você está mais gordo — e mais feio. Então, mais frustrado, volta a comer.
Esse comportamento precisa mudar. Em sua cabeça, você deu abrigo a um inimigo que o faz  conviver com um hábito destrutivo: o de comer demais. Ao contrariar esse monstrinho – ou seja, ao procurar controlar a sua alimentação –  seu corpo e sua psique começam a conspirar contra você. A dependência emocional “cria” situações que o empurram de volta ao aditivo químico que sumiu do mapa: a comida.
É justamente por isso que a Dieta Nota 10 ajuda você nesse processo, mais do que as outras dietas: porque ela lhe dá a segurança de poder comer, sim, aquele docinho que vai ajudar você a se acalmar quando estiver ansioso – mesmo que seja só um pedacinho. Atualmente, não existe método mais confortável e seguro para quem deseja perder peso. Mas, lembre-se: como qualquer dieta, ela exige uma cota de sacrifícios. Todos os que conseguiram se livrar do peso extra descobriram que não há descanso na luta contra a balança.
Quem emagreceu e se conserva magro identificou por que embrulhava a comida para presente e a empurrava goela abaixo. Raiva? Compensação de perdas? Ansiedade? Sejam quais forem os seus motivos, procure compreendê-los.
Fonte:http://www.dietanota10.com.br

3 comentários:

Nanda Emagrecendo com Jesus disse...

Otima materia.....

Demoramos para engordar... mas emagrecer queremo da noite para o dia....

Nanda Ramos disse...

olá minha querida... eu tbm acho essas dietas bem mais faceis de serem seguidas, já emagreci mt com a dieta dos pontos porém hoje uso outro método..
beijos

Meudesafio-Diariodiet disse...

Fácil é engordar difícil e emagrecer...tenho q ter mais persistência...